Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Como proteger seu melhor amigo da gripe canina


O inverno está chegando e seu amigão começa a ter tosse, coriza e até mesmo febre. Saiba que esses são alguns dos sintomas da gripe canina. Assim como os humanos, nessa estação do ano, os cães estão mais suscetíveis a contrair gripe, doença altamente contagiosa que, se não for tratada corretamente, pode até evoluir para uma pneumonia. “A prevenção é sempre o melhor caminho. Proteger o mascote do frio e manter a vacinação anual em dia são medidas essenciais para evitar que a doença afete o animal”, explica Roberto Darabas, veterinário da clínica Amigo Fiel, em Palhoça (SC).

Para evitar a gripe canina, é importante que se tomem alguns cuidados como manter os cães longe das correntes de vento e da chuva. Nos animais de pelo curto, vale agasalhar com roupinhas. Providenciar uma cama dentro de casa nos dias frios também ajuda bastante. “Em lugares onde há muitos cães o risco de transmissão da doença é maior e a atenção deve ser redobrada, principalmente com a chegada do clima frio e seco, típico do inverno, que deixa o animal ainda mais suscetível à gripe. Apesar dessas medidas ajudarem, a melhor forma de prevenir a doença e garantir o bem-estar do melhor amigo do homem é por meio da vacinação anual”, esclarece o especialista. 

E como saber quando a gripe já se instalou? O especialista alerta que é hora de procurar um veterinário, que indicará qual o tratamento mais adequado, quando o cão apresentar os seguintes sintomas: tosse seca constante (parece que o animal está engasgado), coriza, febre e secreção nos olhos. “Os donos precisam estar atentos também a mudanças comportamentais dos cães, como a diminuição do apetite e a apatia. Para os casos de gripe e pneumonia, o tratamento geralmente é feito com o uso de antibióticos”, completa Darabas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem somos

Minha foto
Leopoldina, Minas Gerais, Brazil
A Mouragro Comércio de Produtos Agropecuários Ltda., em 1978, ingressou no mercado veterinário na forma de representação, tendo o Laboratório Hertape como seu negócio pioneiro. A partir de 1984, iniciamos nossa atividade de distribuição nas regiões do estado do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia e parte do estado de Minas Gerais. Desde então, buscamos de forma contínua oferecer ao mercado veterinário uma estrutura organizacional de qualidade.