Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Garanta a Saúde de Seu Animal.


Todo mundo sabe que a vacinação é fundamental para a proteção contra doenças infecciosas.  Mas quais vacinas são realmente necessárias para os cães?
São consideradas essenciais as vacinas que protegerão os animais contra doenças potencialmente fatais, ou seja, que podem resultar na morte do animal e que ocorrem no nosso país.

Conheça as principais doenças que podem acometer seu cão:

Cinomose: É uma doença viral altamente contagiosa, que pode ser fatal. A incidência é maior em cães jovens (3 a 6 meses de idade). A transmissão ocorre pelo contato direto com secreções do nariz ou da boca de animais infectados.

Parvovirose: Gastroenterite hemorrágica de origem viral, responsável pela maioria dos óbitos em filhotes e cães não vacinados. A transmissão ocorre pelo contato direto com as fezes de animais infectados.

Hepatite Infecciosa: Doença de origem viral causada pelo adenovírus Tipo1, mais frequente em cães jovens (3 a 6 meses de idade). A transmissão ocorre através do contato direto (via nariz e boca), via transplacentária ou pelo ambiente contaminado.

Parainfluenza: Doença viral que acomete o trato respiratório, altamente transmissível por via aérea. Nas infecções brandas, o cão apresenta tosse seca e repetida, mas sem outros sinais associados.

Leptospirose: Doença infecciosa causada pela bactéria Leptospira sp. Os sorotipos mais comuns são Leptospira canicola e  Leptospira interrogans. Sua importância deve-se não apenas à gravidade dos sintomas, que podem ser fatais, mas por se tratar de uma zoonose, ou seja, doença que pode ser transmitida ao homem pelos animais.
A incidência aumenta em épocas de chuvas, já que a transmissão ocorre pela ingestão ou penetração do Leptospira em pele lesada (através de alimentos ou água contaminados pela urina de roedores).

Raiva: Considerada uma das mais temidas zoonoses, a raiva é uma doença viral que pode acometer diversos animais carnívoros. Sua transmissão se dá através da saliva, geralmente pela mordedura profunda por animais infectados. Não há cura. Por isso a importância da vacinação.


Ao menor sinal leve o seu cão a um Médico veterinário, somente ele é capaz de avaliar, diagnosticar e tratar uma doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem somos

Minha foto
Leopoldina, Minas Gerais, Brazil
A Mouragro Comércio de Produtos Agropecuários Ltda., em 1978, ingressou no mercado veterinário na forma de representação, tendo o Laboratório Hertape como seu negócio pioneiro. A partir de 1984, iniciamos nossa atividade de distribuição nas regiões do estado do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia e parte do estado de Minas Gerais. Desde então, buscamos de forma contínua oferecer ao mercado veterinário uma estrutura organizacional de qualidade.