Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de junho de 2010

Evento Scalibor - No Parcao da Lagoa

Rio de Janeiro recebe informações sobre prevenção a leishmaniose
Ação aconteceu no dia 13 de junho, no Parcão da Lagoa, das 10h as 13h.

 

No último dia 13 de junho, a população do Rio de Janeiro receberam informações sobre a importância da prevenção a leishmaniose visceral, doença de grande importância para a saude publica por se tratar de uma zoonose de alta letalidade. Das 10h as 13h, Medicos Veterinarios da Intervet/Schering-Plough Animal Health estiveram no Parcão da Lagoa para oferecer informações sobre a doença, metodos de prevenção, sintomas e diagnostico, tanto em cães quanto em humanos. A ação foi uma parceria com o grupo de lojas Patas e Penas e Bicho Bacana, organizadores do evento.A leishmaniose é transmitida, principalmente, através da picada de um mosquito conhecido popularmente como “mosquito palha”. O cão tem um importante papel na manutenção da doença no ambiente urbano visto que pode permanecer sem sintomas mesmo estando doente.  Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a leishmaniose visceral registra anualmente 500 mil novos casos humanos no mundo com 59 mil óbitos. Quando não tratada, pode evoluir para óbito em mais de 90% das ocorrências. Na América Latina, ela já foi detectada em 12 países e, destes, cerca de 90%dos casos acontecem no Brasil, onde, em média, 3.500 pessoas são infectadas e o número de óbitos é de aproximadamente 200, anualmente.

Segundo o gerente técnico da Intervet/Schering-Plough, Andrei Nascimento, apesar de classificada como doença de caráter rural, a boa adaptação do mosquito transmissor à vida urbana têm permitido a rápida expansão da doença no Brasil. “Em 2007, 24 Unidades Federadas notificaram casos e, até a década de 90, a região Nordeste correspondeu a 90% dos casos de leishmaniose visceral do país. Porém, a doença vem se expandindo para outras regiões, modificando esta situação. Os desmatamentos, processos migratórios e o crescimento desordenado também contribuem para essa expansão e alteração do perfil epidemiológico da doença”, ressalta Nascimento.

E finaliza: “Pesquisadores estimam que nas áreas endêmicas, para cada humano doente, existam 200 cães infectados”.

Perfil da Intervet/Schering-Plough Animal Health - A Intervet/Schering-Plough Animal Health, com sede em Boxmeer, Holanda, tem seu foco em pesquisa, desenvolvimento, produção e comercialização de produtos
para a saúde animal. A empresa oferece aos clientes um dos portfólios mais amplos e inovadores em Saúde Animal, abrangendo produtos de apoio ao desempenho e prevenção, tratamento e controle de doenças em todas as principais espécies de animais na pecuária e animais de companhia. A Intervet/Schering-Plough Animal Health é uma unidade de negócios de propriedade integral da Merck & Co., Inc., com sede em Whitehouse Station NJ, USA. [ www.intervet.com | www.merck.com] 

 [Ação de prevenção à leishmaniose aconteceu no dia 13 de Junho no Parcão da Lagoa, Rio de Janeiro. Gratuito. Realização: grupo de lojas Patas e Penas e Bicho Bacana.]


O objetivo da ação foi alertar a população sobre os riscos da leishmaniose visceral e apresentar as formas de prevenção, já que no início de 2010 foi notificado um caso de leishmaniose visceral em cão no bairro de Laranjeiras, na zona sul do Rio de Janeiro. Este é um caso autóctone, em que o cão foi infectado no local.

A Coordenadora de Território de Pet da companhia, Simone Lemos, explica que este foi o primeiro caso publicado da doença no Rio de Janeiro. “Com este caso, precisamos ainda mais da colaboração da população para ajudar no combate e controle da doença. Atitudes simples, como a limpeza de quintais com a remoção de fezes e restos de folhas e frutos em decomposição, por exemplo, ajudam a combater a doença, uma vez que o mosquito que a transmite ao cão e ao homem coloca os ovos em locais ricos em matéria orgânica. Donos de cães também devem utilizar medidas que diminuam o risco do cão se infectar, como, por exemplo, o uso da coleira impregnada de deltametrina a 4%, recomendada pela Organização Mundial da Saúde como forma de controle da doença”, esclarece.

E finaliza: “Além de oferecer dicas e orientações ao público, distribuiremos folders explicativos sobre a doença e sobre a coleira Scalibor®, único produto do mercado impregnado com o principio ativo recomendado pela OMS”.

Perfil da leishmaniose -

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem somos

Minha foto
Leopoldina, Minas Gerais, Brazil
A Mouragro Comércio de Produtos Agropecuários Ltda., em 1978, ingressou no mercado veterinário na forma de representação, tendo o Laboratório Hertape como seu negócio pioneiro. A partir de 1984, iniciamos nossa atividade de distribuição nas regiões do estado do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia e parte do estado de Minas Gerais. Desde então, buscamos de forma contínua oferecer ao mercado veterinário uma estrutura organizacional de qualidade.